O futuro de Lies of P começa com uma jornada ao passado

A cada geração, mais ou menos, um novo gênero de jogo ascende em popularidade, conquistando um lugar no coração dos jogadores, com seu grande sucesso gerando inúmeros jogos semelhantes: pense nos jogos de plataforma, no FPS, no Mundo Aberto, no Soulslike.

Embora dezenas de jogos tenham seguido o caminho traçado pelos jogos Souls seminal da FromSoftware, muito poucos se aproximaram do padrão estabelecido por Hidetaka Miyazaki e companhia.

Lies of P, com sua mistura de ação desafiadora e precisa e uma interpretação assombrosa de “As Aventuras de Pinóquio” de Carlo Collodi, é um desses destaques do gênero.

Agora, 18 meses após seu lançamento inicial, a Neowiz finalmente compartilha o que vem a seguir para Lies of P, a expansão Lies of P: Overture. Na Game Developers Conference (GDC) 2025, pude me sentar com o Diretor de Jogo, Ji-won Choi, para falar sobre o que podemos esperar.

 

Xbox Wire: antes de entrarmos nas novidades, gostaria de perguntar sobre a equipe e como foram os últimos 18 meses. Acho que já faz um ano e meio desde que Lies of P foi lançado, e então eu adoraria começar por aí.

Ji-won Choi: se eu tivesse que escolher uma mudança distinta do início até agora, 18 meses depois, é que, para os fãs, havia um sentimento de preocupações e inquietações que mudou para confiança, apoio e expectativa.

No nosso caso, esse tipo de mudança também aconteceu conosco. Primeiro, as preocupações e inquietações para a modéstia, porque a reação adorável e o feedback que os fãs realmente compartilham conosco se tornaram uma fonte constante de motivação para fazermos melhor.

Xbox Wire: Lies of P foi uma adição fantástica à biblioteca do Game Pass no seu primeiro ano de vida. Como foi a experiência da parceria com a Xbox/Game Pass para ajudar a trazer Lies of P para uma audiência global?

Ji-won Choi: Então, muito obrigado por todo o amor e apoio que vocês compartilharam conosco em Xbox, nós realmente apreciamos, e também queremos compartilhar nosso amor e apreço pelos fãs de Xbox e Lies of P no Xbox. Nosso objetivo sempre foi levar nosso conteúdo ao maior público possível ao redor do mundo e Xbox nos permitiu fazer isso, e somos muito gratos. Por causa disso, agora temos expectativas mais altas para continuar a satisfazer e melhorar nosso conteúdo para um público ainda mais amplo ao redor do mundo – então agora temos muito trabalho a fazer.

 

Xbox Wire: Vamos falar sobre Overture, a expansão recentemente revelada. Então – e tentarei evitar grandes spoilers aqui – no final de Lies of P, que aliás, uso como um distintivo de honra por ter vencido o jogo, há uma cena que parece sugerir para onde Lies of P poderia ir a seguir. Achei um pouco surpreendente que Overture nos levará de volta no tempo. Como foi tomada a decisão de ver a cidade de Krat antes de sua queda?

Ji-won Choi: parabéns por vencer o jogo! E sim, posso dizer com toda a certeza que AQUELE personagem não estará na expansão desta vez. Para a expansão, estávamos concentrando todos os nossos esforços em entregar o jogo base de Lies of P no lançamento. Mesmo antes disso, tínhamos uma visão e narrativas ainda maiores que queríamos incluir. Mas, como precisávamos focar em completar a experiência do jogo base de forma sólida e sem problemas, tivemos que cortar muitas ramificações naquele ponto.

Agora, graças ao apoio, amor e recepção de todos os fãs que vocês compartilharam conosco ao redor do mundo, temos a chance de completar a experiência que não pudemos entregar no início, quando lançamos o jogo base. Então, por favor, considere esta extensão não como algo separado, mas como a experiência que Lies of P deveria ter sido entregue desde o início. Agora você tem a experiência completa.

Xbox Wire: estou curioso para saber como a Overture se integra ao jogo principal de Lies of P. Você precisa ter completado o jogo principal e então algo acontece que envia P de volta no tempo? Ou é algo onde um novo jogador pode entrar como parte de sua partida original e até levar os novos Legion Arms e novos movimentos da expansão e trazê-los de volta ao jogo principal?

Ji-won Choi: eu não posso compartilhar exatamente como funciona o mecanismo de entrar na expansão, mas se você jogar até mais ou menos o Capítulo 9, com todo o conhecimento e capacidades adquiridos até esse ponto, isso permitirá que você entre de forma muito tranquila no mundo da expansão. Isso é o mesmo para quem completa o jogo no final; mesmo que você entre após completar o jogo, ou se apenas jogar até o capítulo 9, você terá uma experiência satisfatória. Portanto, o conteúdo em si será tanto para os fãs que já conhecem a franquia quanto para novos jogadores.

Xbox Wire: eu assisti ao trailer recente de Overture e depois fui assistir a alguns vídeos de fãs muito apaixonados que analisaram cada parte do trailer quadro a quadro, para tentar adivinhar o que está acontecendo. O que você quer que as pessoas levem do trailer? Há algo a que elas deveriam prestar atenção especial?

Ji-won Choi: eu também vi essas análises quadro a quadro dos fãs. Em primeiro lugar, isso me fez perceber o quanto de amor temos recebido de nossa base de fãs ao redor do mundo. Fiquei profundamente tocado por isso.

O que realmente queríamos transmitir aos fãs era bastante simples: queríamos que os fãs soubessem que recebemos muitos feedbacks, feedbacks muito significativos e recepções de todos os tipos por muito tempo. E queríamos entregar conteúdo para os fãs que eles saberão intuitivamente que os ouvimos. E é isso que queríamos entregar em nosso trailer.

Xbox Wire: Algo que estou muito curiosos: Lies of P foi feito, eu imagino, com poucas expectativas externas. Quero dizer, parecia bom, mas ninguém sabia realmente o que esperar. Agora, as pessoas sabem o quão bom é Lies of P e estão antecipando Overture, então, quando você ouve o feedback dos fãs, estou curioso sobre quais coisas você está levando em consideração, ou você tem que ignorar algumas dessas coisas para completar sua visão?

Ji-won Choi: pergunta realmente significativa. Vemos todo esse processo como uma colaboração e levamos isso a sério – uma colaboração entre desenvolvedores e consumidores. Estudamos cuidadosamente todos esses elementos em conjunto e o principal é entender o que estamos fazendo bem e como isso está ressoando, e entender o que estamos fazendo de errado e como identificamos e melhoramos isso.

Então, quando recebemos esse tipo de feedback, há elementos que são facilmente aceitáveis, e há outros elementos que são um pouco discutíveis, mas não os descartamos. O que geralmente fazemos é levar esses elementos internamente para nossa equipe de desenvolvimento, anotá-los e começar a testá-los muito rapidamente. Com base nisso, podemos validar se essas reivindicações funcionam bem para nós ou não. Levamos isso a sério: testamos e validamos.

Xbox Wire: voltando ao trailer, minha percepção pessoal é que, no jogo base, a experiência é muito solitária na maior parte do tempo. Sim, você pode voltar ao Hotel Krat e encontrar outras pessoas, o que é ótimo. Mas quando você está no mundo, você está sozinho. E neste trailer, P não está sozinho com muita frequência. Ele toca a corneta, e eu acho que é Aladoro que aparece arrebentando pela janela, vemos esse perseguidor mascarado lutando ao lado de P. Overture vai ser uma experiência menos solitária?

Ji-won Choi: toda a sensação de solidão e qualquer outra emoção, isso é algo difícil de prever… O que realmente focamos foi realmente elaborar os personagens atraentes que começamos a desenvolver. Quando você joga o jogo base, vê muitos personagens diferentes… ou, na verdade, você só ouviu falar deles por meio de algumas dicas ao longo do jogo.

Quando você experimenta a expansão, você aprenderá muito mais sobre esses personagens que insinuamos bastante. Queremos garantir que você tenha uma experiência muito mais completa e abrangente dos personagens atraentes que começamos a introduzir novamente aqui.

Xbox Wire: Para finalizar, alguma consideração final?

Ji-won Choi: para enfatizar, Overture combinado com o jogo base vai ser a experiência holística de Lies of P – como deveria ser experimentado. Por causa disso, está altamente interligado, então o que eu recomendo ou sugiro aos fãs seria reservar um tempo, experimentar o jogo base a tempo para o lançamento de Overture e aproveitar.

Xbox Wire: ainda este ano, certo?

Ji-won Choi: [de forma entusiasmada] ainda este ano!

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x