Como o remaster da Capcom de Onimusha 2: Samurai’s Destiny faz um jogo clássico ficar ainda melhor
- Ficamos nostálgicos com uma prévia do futuro remaster de Onimusha 2: Samurai’s Destiny
- O diretor Motohide Eshiro e o produtor Kosuke Tanaka compartilharam detalhes do desenvolvimento desse remaster
- Onimusha 2: Samurai’s Destiny chega em 23 de maio de 2025 para Xbox One e Xbox Series X|S por meio da retrocompatibilidade.
Para além da matança de demônios, cortes de espada e grandes aventuras que eu estava desfrutando com a remasterização de Onimusha 2: Samurai’s Destiny no Xbox, acho que o que mais aprecio é o quão fielmente ele se mantém ao material original, mantendo tudo o que torna o original tão adorado pelos fãs, sem perder nenhum de seu charme de terror de sobrevivência.
Esta versão completamente remasterizada de Onimusha 2 coloca você de volta no papel do samurai Jubei Yagyu, lutando contra o senhor da guerra morto-vivo Oda Nobunaga e seu exército de demônios.
Ao lado de seus companheiros Oyu, Ekei, Magoichi e Kotaro Fuma, a aventura de Jubei agora é uma versão mais limpa e de maior resolução do original, com inúmeras funcionalidades desenvolvidas para torná-lo mais acessível para aqueles que são novos na série e refinado para aqueles fãs originais que estão procurando dar um passo de volta no tempo.

“O estilo visual único do jogo se beneficia enormemente de uma resolução HD aprimorada e performance de 60FPS, tornando os combates de espada mais responsivos do que nunca”, diz o diretor Motohide Eshiro. “Desde que as telas de TV mudaram para o formato widescreen ao longo dos anos, também atualizamos a saída do jogo para preencher uma tela ampla, o que amplia a imagem e, na minha opinião, torna as cenas de batalha ainda mais imersivas e emocionantes.”
Eu concordo. O combate é extremamente responsivo – consigo atacar e bloquear efetivamente, enquanto as batalhas parecem íntimas. Isso é particularmente verdade nos corredores do templo, enquanto corto uma investida de demônios, tentando dominar um golpe issen (um contra-ataque poderoso) e absorvendo as almas dos meus inimigos para ganhar XP.
“Um novo jogador pegando este remaster em 2025 deve sentir a mesma emoção que alguém sentiu em 2002”, acrescenta Eshiro. “Isso significava manter as características principais do jogo e seu charme, enquanto trazíamos certos elementos para os padrões modernos que os jogadores esperam. Tivemos acesso aos assets do jogo original e, para ser honesto, mesmo em 2002 a equipe original os havia feito de altíssima qualidade. Se houver algo, a tecnologia de display CRT de definição padrão da época estava impedindo esses itens e objetos de serem apreciados em sua qualidade original, então usamos uma variedade de técnicas modernas de upscaling e uprezzing para trazer todos os seus detalhes em displays HD modernos. Isso inclui os elementos de vídeo em movimento dos cenários, então áreas como rios fluindo parecem melhores do que nunca.”

Um elemento que mudou é que agora você pode escolher quando fazer Jubei se transformar em um Onimusha, tornando-o invencível com um aumento de dano por um tempo limitado. Anteriormente, isso acontecia automaticamente quando você adquiria orbes suficientes, outro tipo de alma que você pode absorver de inimigos derrotados, mas que aparece com menos frequência.
Eu gosto dessa mudança, de ser capaz de salvar esse ataque poderoso para quando eu realmente precisava é incrivelmente útil, como ao enfrentar um mini chefe ou um grupo particularmente difícil de demônios.
O sistema de afinidade também retornou, onde certos itens que você encontra ou compra podem ser usados como presentes. Jubei pode dá-los aos seus companheiros, afetando quem o ajudará durante o jogo e podendo influenciar como a história se desenrola.
Esse sub-jogo permanece surpreendentemente divertido, enquanto você trabalha para encontrar a melhor combinação para cada companheiro, especialmente porque você pode receber itens úteis em troca, como ervas para cura.
“Também há recursos de qualidade de vida que, se não os tivéssemos implementado, provavelmente seriam motivo de frustração para os jogadores modernos”, explica Eshiro. “Embora amemos as cutscenes, agora você tem a opção de pulá-las, se desejar, e o salvamento automático foi implementado para permitir que você jogue mais facilmente em várias sessões. E claro, enquanto você pode manter os chamados ‘controles de tanque’ do original, se preferir, os controles analógicos ‘normais’ foram adicionados e refinados para proporcionar uma experiência de jogo muito natural e direta.”

O som e a música também receberam um tratamento significativo, utilizando o áudio original não compactado para realçar todos os detalhes da música do compositor original Taro Iwashiro.
Eshiro menciona que os efeitos sonoros tanto das cutscenes quanto da jogabilidade foram remixados de uma forma que respeita o jogo original, ao mesmo tempo que os faz parecer em casa no hardware moderno. “Os fãs da trilha sonora do jogo também ficarão felizes em saber que, se você adquirir na pré-venda, poderá receber o Orchestra Album Selection Pack com belos arranjos orquestrais de uma seleção de cinco faixas do jogo”, acrescenta Eshiro.

Pelo que eu vi e joguei, o que foram aproximadamente as primeiras duas horas do jogo, acho que o trabalho realizado no remaster de Onimusha 2 é um grande exemplo de preservação moderna de jogos. Tudo isso parece um projeto de paixão para a equipe da Capcom, mantendo o visual e a sensação do mundo, seus personagens e até mesmo sua interface clássica.
Conversando com o Produtor Kosuke Tanaka, aprendi que a abordagem da equipe para o remaster de Onimusha 2 sempre teve a intenção de recriar fielmente a experiência de jogo original o mais próximo possível; um remake completo teria sido bastante diferente e não era o que eles estavam buscando – você pode esperar essas mudanças maiores no novo Onimusha: Way of the Sword no próximo ano.
“A Capcom sempre manteve a posição de que queremos que os jogadores possam experimentar nossos jogos o máximo possível, e isso significa trazê-los para várias plataformas de hardware, bem como remasterizar e produzir compilações de títulos que só são jogáveis em plataformas extintas,” explica Tanaka.
“É ótimo ver como a reação [ao remaster de Onimusha 2] é positiva. Isso me faz sentir que os jogadores respeitam o jogo original tanto quanto eu.”
Faz muito tempo desde que um jogo principal de Onimusha foi lançado e é empolgante ver este remaster chegando agora na preparação para o lançamento do novo jogo em 2026.
“Lançamos um remaster do primeiro Onimusha em 2019, e várias circunstâncias levaram até agora para seguir com Onimusha 2,” explica Tanaka. “No entanto, este projeto tem sido executado ao lado do novo título, Onimusha: Way of the Sword, então o timing funcionou muito bem — jogadores que querem um Onimusha novo têm um presente em vista.”
Não faltam remasterizações nos consoles modernos hoje em dia, mas poucas conseguiram combinar tão efetivamente a nostalgia com melhorias modernas. Há muito aqui para fãs de longa data e novatos apreciarem.
Mesmo que o jogo tenha mais de duas décadas, é claro que sua fórmula original de terror de sobrevivência samurai é uma que resistiu ao teste do tempo.

“Embora hoje em dia existam mais jogos com temas de samurais e espadas do que quando Onimusha 2 foi originalmente lançado, acho que este jogo ainda possui uma qualidade cujo brilho não se apagou nos quase 25 anos desde então,” diz Eshiro.
“A combinação de cenários e personagens da era Sengoku com um tema de fantasia sombria e demoníaca e combate ultra-responsivo, bem como elementos de RPG, como o sistema de afinidade entre personagens, tornam esta uma experiência única, então por favor confira quando o remaster for lançado em 23 de maio!”
Onimusha 2: Samurai’s Destiny chega em 23 de maio de 2025 para Xbox One e Xbox Series X|S via retrocompatibilidade. Adquiria na pré-venda hoje mesmo na Microsoft Store para Xbox.