8 dicas para ajudar você a começar bem Clair Obscur: Expedition 33
Clair Obscur: Expedition 33, disponível em 24 de abril para Xbox Series X|S e PC Windows com suporte para Xbox Play Anywhere e no primeiro dia com Game Pass, promete abordagens emocionantes e originais aos padrões do gênero RPG.
Embora seu enredo e apresentação tenham se destacado desde o primeiro trailer, após muitas horas investidas na versão para review, fico feliz em relatar que a Sandfall Interactive também refina ou reinventa elementos de jogabilidade de RPG que fazem de cada batalha em Expedition 33 uma experiência cativante.

Dito isso, algumas dessas novas técnicas – em virtude de sua originalidade – merecem uma explicação adicional. Então, enquanto você se prepara para mergulhar em Expedition 33 – e os fãs de RPG devem absolutamente priorizar este título – aqui estão alguns elementos “é assim que funciona” livres de spoilers que eu gostaria que soubéssemos antes da minha primeira viagem ao Continente.
1 – Fique focado
A maior diferença momento a momento entre Expedition 33 e muitos RPGs por turnos disponíveis é o nível de atenção que os jogadores precisam dar a cada batalha. Embora suas ações (Ataque, Habilidade etc.) sejam selecionadas em um menu, uma vez que você confirma sua escolha, não se engane – você está agora jogando um jogo de ação que exige sua total concentração.
Cada ação, desde ataques, feitiços, curas até buffs, se torna um exercício de pressionar botões no tempo certo – e quanto melhor for seu timing, mais você maximiza seus efeitos. Mais tarde no jogo, você terá até mesmo a opção de equipar habilidades de alta recompensa onde apertar o botão fora do tempo pode sair pela culatra. É incrível.
Embora os ataques ofensivos sejam geralmente diretos (e você se acostume ao seu conjunto de movimentos com o tempo), lidar com os ataques inimigos é um assunto em constante evolução. Inicialmente, você tem a chance de esquivar, usando o botão B, ou aparar, utilizando o RB. O timing dessas ações é curto; você precisará estudar os movimentos dos inimigos para aprender quando reagir, mas meu conselho para você: comece com Esquiva, pois seu timing é um pouco mais generoso.
Quando você estiver esquivando consistentemente, pode começar a experimentar com Aparos, que – se executados corretamente – podem levar a contra-ataques poderosos. Mas no início do jogo, Esquiva vai manter você vivo.

2 – Entre no combate com facilidade
Se você estiver tendo dificuldades para acertar a precisão nos ataques ou precisar de mais tempo para se ajustar ao estilo de jogo que Expedition 33 exige, você pode ajustar a dificuldade do jogo a qualquer momento para lhe dar uma janela maior para realizar Aparos ou Esquivas.
Você também pode escolher permitir que o jogo insira os momentos QTE [Quick Time Events, quando a sequência de botões aparece na tela] durante o combate, tirando essa responsabilidade de suas mãos para que você possa sentar e desfrutar dessas animações de combate chamativas.
3 – Não tenha medo
No início, inevitavelmente você enfrentará alguns personagens incrivelmente difíceis (não subestime um mímico!) e eles vão acabar com você. Note que muitas dessas lutas são evitáveis – você sempre pode voltar mais tarde, quando estiver mais forte! Mas se você decidir enfrentar, saiba que a penalidade por morrer geralmente é apenas um respawn nas proximidades.
Isso não é um Soulslike – vá em frente, sem preocupações! Além disso, os inimigos reaparecerão quando você se curar em uma Expedition Flag, permitindo que você percorra novamente muitas dessas zonas para ajudar a subir de nível sua equipe.
4 – Use os itens, porque eles regeneram
Seus itens de cura e de respawn – inicialmente tão escassos – regeneram-se toda vez que você descansa em uma Expedition Flag ou acampamento, então arrisque, cure-se sem preocupação e, se você falhar, saiba que sempre pode tentar novamente.

Outra coisa sobre itens: no início, colecionei vários itens, como Tints e Chroma Catalysts, e não tinha ideia do que fazer com eles. Nas primeiras horas do jogo, apenas colete, e não se preocupe – seu uso ficará claro mais tarde.
5 – Não esqueça de atirar
Cada personagem tem a capacidade – tanto dentro como fora da batalha – de mirar livremente e disparar, inspirado nos shooters em terceira pessoa. Fora de batalha, isso é normalmente usado para interagir com o ambiente, mas algo que eu não percebi inicialmente é que você pode disparar um tiro em um Nevron inimigo para atordoá-lo. Isso permite que você controle a situação e inicie a batalha em seus próprios termos ao se aproximar e pressionar RB, começando as batalhas com um Primeiro Ataque.
Dentro da batalha, no entanto, o uso de Mira Livre torna-se mais estratégico, já que cada tiro agora custa 1 Ponto de Ação – e não termina o seu turno.
Inicialmente, você é orientado a disparar um tiro nos pontos fracos de Nevron (para obter um dano massivo, é claro). Mas este movimento tem muita utilidade, mesmo quando um inimigo não tem um ponto fraco; muitos inimigos podem ser derrotados apenas com tiros de Mira Livre – especialmente inimigos voadores.
Então, se um personagem entra em um turno com uma abundância de PA, geralmente vale a pena disparar alguns tiros para enfraquecer seu alvo antes de lançar uma Habilidade ou Ataque para finalizá-lo.
A versão de xadrez 4D disso é quando você combina essa técnica com a Lumina de Energia Morta, concedendo 3 PA para cada inimigo derrotado – você pode ser capaz de derrubar uma gangue inteira em um turno!

6 – Lumina e Pictos: como funcionam?
Uma das características mais interessantes – e inicialmente misteriosas – de Expedition 33 são os sistemas de Pictos e Lumina, que permitem aumentos significativos e personalização para seus personagens. Aqui está como eles funcionam:
Os Pictos são basicamente um acessório, como um anel que concede uma habilidade ou vantagem. E assim como um anel real, se você usá-lo por tempo suficiente, ele pode deixar uma impressão em você, mesmo depois de tirá-lo.
Aqui está como isso se desenrola em Expedition 33: após vencer 4 batalhas com um Picto equipado, ele é considerado “dominado”. Isso significa que todos no grupo podem aproveitar o buff desse Picto, desde que tenham pontos de Lumina suficientes. Você ganha novos pontos de Lumina com cada nível, além de alguns itens consumíveis que concedem ainda mais.
Aqui está como isso se desenrola: você vai querer equipar basicamente qualquer novo Picto que encontrar no mundo – e você encontrará muitos – trocando-os por novos à medida que forem dominados. Com o tempo, você terá dezenas de habilidades de Lumina para escolher e equipar; misture e combine para personalizar ainda mais seus personagens.
Dica profissional: algumas habilidades de Lumina podem exigir até 10 pontos de Lumina para serem equipadas, enquanto outras podem precisar de apenas um. Para obter o melhor custo-benefício, priorize aquelas habilidades úteis e de menor custo para sua carga de Lumina, e simplesmente mantenha os Pictos equipados para alguns daqueles passivos importantes de 10 pontos.

7 – Gaste sabiamente
Em Expedition 33, seus personagens subirão de nível frequentemente, cada vez ganhando 3 pontos para investir em Atributos como Vitalidade, Poder ou Sorte, além de um ponto para sua Árvore de Habilidades.
No lado dos Atributos, há uma peculiaridade interessante: às vezes, um ponto em um atributo melhorará outro; por exemplo, um ponto em Agilidade frequentemente aumentará a velocidade de um personagem, bem como sua Defesa ou Poder de Ataque. Portanto, a cada subida de nível, vale a pena tentar adicionar um ponto em cada slot antes de se comprometer para ver qual dará mais retorno.
8 – Explore
Um último conselho: explore – O Continente é misterioso e importante, e é fácil se perder. Mas saiba que a maioria dos becos sem saída resultará em um item ou em um inimigo opcional com grandes recompensas.
Há até mesmo algumas plataformas leves, então use seu salto e explore todos os cantos, você nunca sabe o que vai encontrar.
No fim, o que você encontrará é um dos RPGs mais interessantes que joguei em anos, então certifique-se de fazer a pré-encomenda/pré-carregamento hoje mesmo.
Clair Obscur: Expedition 33 chega em 24 de abril para Xbox Series X|S e PC Windows com suporte a Xbox Play Anyhwere e disponível no primeiro dia no Game Pass.